Artículo
La propuesta de este artículo es analizar a tres campos relativos a la historia argentina reciente: las narrativas (de la historia y la memoria), las normativas educativas, y las prácticas escolares y docentes. El trabajo señala la fuerza de la “narrativa del nunca más” en las explicaciones de lo acontecido en la última dictadura, su impacto en el mundo escolar e interpreta los saberes y prácticas docentes como estrategias y tácticas contingentes y situadas. A proposta deste artigo é analisar três campos relativos à história recente da Argentina: as narrativas (da memória e da história), os regulamentos educativos e as práticas escolares e docentes. O trabalho assinala a força da “narrativa do nunca mais” nas explicações sobre o acontecido na última ditadura, seu impacto no mundo educativo e interpreta os saberes e práticas docentes como estratégias e táticas contingentes e situadas.
Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
Fecha de publicación:
09/2014
Editorial:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais
Revista:
TransVersos
ISSN:
2179-7528
Idioma:
Portugues
Tipo de recurso:
Artículo publicado
Clasificación temática:
Resumen
Palabras clave:
Historia
,
Saberes
,
Practicas
,
Enseñanza
Archivos asociados
Licencia
Identificadores
Colecciones
Articulos(SEDE CENTRAL)
Articulos de SEDE CENTRAL
Articulos de SEDE CENTRAL
Citación
Gonzalez, Maria Paula; Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais; TransVersos; 2; 2; 9-2014; 32-52
Compartir