Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author
Garrido, Jimena Ines

dc.date.available
2025-03-12T14:46:31Z
dc.date.issued
2023-06
dc.identifier.citation
Garrido, Jimena Ines; Dançar Terracota, Preto e Rosa: Exercícios e palavras para mexer com tons afro, em um curso de formação de professores em dança, Córdoba, Argentina; Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas; Arte da Cena; 8; 2; 6-2023; 153-173
dc.identifier.uri
http://hdl.handle.net/11336/256056
dc.description.abstract
O projeto "Visualizando nossaidentidade afro", propôsumdia de encontro e debate para problematizar as presenças africanas em Córdoba, Argentina, a herança rítmica e as ferramentas pedagógicas para trabalhar o tema. O escrito, compartilha algumas reflexõesnas sombras de uma tarde comestudantes universitários que se preparavam para ensinardança commatizes afros. O que fazemos quando vislumbramos identidades? Que práticas colocamos em jogo quando agimosemtons identitários? Que ferramentas podemos usar para ensinardanças e histórias afrocêntricas? Como construir saberes e danças a partir de universos afros nacidade que habitamos? De que coresdesenhamos as histórias e quaissão os efeitos performativos disso? Identidades como laços que conectam, associam e movem, rastros, repertórios e reaparições em corpos, mapas, árvores e histórias, cores como forças que manchamafetos e relações, são os caminhos aquiabertos para aprofundar questões compartilhadas.
dc.description.abstract
El proyecto titulado "Vislumbrando nuestra identidad Afro", propuso una jornada para problematizar presencias africanas en Córdoba, Argentina, la herencia rítmica y herramientas pedagógicas para trabajar la temática. El siguiente escrito comparte algunas reflexiones entre las penumbras de una tarde con universitarias que se preparaban para enseñar a bailar con tintes afros. ¿Qué hacemos cuando vislumbramos identidades? ¿Qué prácticas ponemos en juego al sentipensarnos en tonos identitarios? ¿Qué herramientas podemos usar para enseñar danzas e historias afrocentradas? ¿Cómo construir conocimientos y bailes desde universos afros en la ciudad que habitamos? ¿De qué colores trazamos las historias y cuáles son los efectos de estos tintes y tonos? Las identidades como lazos que conectan, asocian y movilizan, rastros, repertorios y reapariciones en cuerpos, mapas, árboles y relatos, los colores como fuerzas que tiñen afectos y vínculos, son los senderos abiertos aquí para abordar las preguntas compartidas.
dc.format
application/pdf
dc.language.iso
por
dc.publisher
Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas
dc.rights
info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.uri
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.5/ar/
dc.subject
Enseñanzas
dc.subject
Herramientas
dc.subject.classification
Otras Artes

dc.subject.classification
Arte

dc.subject.classification
HUMANIDADES

dc.title
Dançar Terracota, Preto e Rosa: Exercícios e palavras para mexer com tons afro, em um curso de formação de professores em dança, Córdoba, Argentina
dc.title
Danzar Terracota, Negro y Rosa: Ejercicios y palabras para mover con tonos afros, en un profesorado en danza, Córdoba, Argentina
dc.type
info:eu-repo/semantics/article
dc.type
info:ar-repo/semantics/artículo
dc.type
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.date.updated
2025-03-10T09:45:57Z
dc.identifier.eissn
2358-6060
dc.journal.volume
8
dc.journal.number
2
dc.journal.pagination
153-173
dc.journal.pais
Brasil

dc.journal.ciudad
Goiânia
dc.description.fil
Fil: Garrido, Jimena Ines. Universidad Nacional de Córdoba; Argentina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Centro Científico Tecnológico Conicet - Córdoba. Instituto de Humanidades. Universidad Nacional de Córdoba. Instituto de Humanidades; Argentina
dc.journal.title
Arte da Cena
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/https://revistas.ufg.br/artce/article/view/74327
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/doi/https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.74327
Archivos asociados