Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author
Schneckenberg, Marisa
dc.contributor.author
Amar, Hernán Mariano
dc.contributor.author
Gorostiaga, Jorge Manuel
dc.date.available
2024-03-27T11:36:34Z
dc.date.issued
2024-03
dc.identifier.citation
Schneckenberg, Marisa; Amar, Hernán Mariano; Gorostiaga, Jorge Manuel; A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022); Universidad Estadual de Ponta Grossa; Praxis Educativa; 19; 2024; 3-2024; 1-26
dc.identifier.uri
http://hdl.handle.net/11336/231634
dc.description.abstract
O propósito desta investigação consiste em apresentar a contribuição e os limites da apropriação do referencial teórico-metodológico, fundamentado na obra do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir da análise da produção de pesquisadores brasileiros e argentinos publicada em periódicos do campo científico das políticas educacionais no período compreendido entre 2015 e 2022. Através da metapesquisa, foi possível evidenciar especialmente a consistência da apropriação da teoria e do método de Bourdieu e a relevância de estudos que se dispõem a investir em uma apropriação do modo de trabalho do autor. Tal análise poderá ampliar e contribuir na análise da produção no campo científico das políticas públicas educacionais em ambos os países, assim como na formação de seus pesquisadores.
dc.description.abstract
The purpose of this investigation is to present the contribution and limits of the appropriation of the theoretical-methodological framework based on the work of the French philosopher and sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002), from the production of Brazilian and Argentine researchers published in scientific journals of the scientific field of education policies in the period between 2015 and 2022. Based on meta-research, it was especially possible to highlight the consistency of the appropriation of Bourdieu’s theory and method and the relevance of studies that are willing to invest in an appropriation of the author’s way of working. Such analysis expands and contributes to the analysis of production in the scientific field of education policies in both countries, as well as in the training of their researchers.
dc.description.abstract
El propósito de esta investigación consiste en presentar el aporte y los límites de la apropiación del marco teórico-metodológico fundamentado en la obra del filósofo y sociólogo francés Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir del análisis de la producción de investigadores brasileños y argentinos publicada en revistas del campo científico en políticas educativas en el período 2015- 2022. A partir de la metainvestigación fue posible resaltar especialmente la consistencia de la apropiación de la teoría y el método de Bourdieu y la relevancia de estudios que se disponen a invertir en una apropiación del modo de trabajo del autor. Tal análisis podrá ampliar y contribuir al estudio de la producción en el campo científico de las políticas públicas sobre educación en ambos países, así como en la formación de sus investigadores.
dc.format
application/pdf
dc.language.iso
por
dc.publisher
Universidad Estadual de Ponta Grossa
dc.rights
info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.uri
https://creativecommons.org/licenses/by/2.5/ar/
dc.subject
APROPIACIONES
dc.subject
PIERRE BOURDIEU
dc.subject
INVESTIGACIONES
dc.subject
POLÍTICAS EDUCATIVAS
dc.subject
BRASIL Y ARGENTINA
dc.subject.classification
Otras Ciencias de la Educación
dc.subject.classification
Ciencias de la Educación
dc.subject.classification
CIENCIAS SOCIALES
dc.title
A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022)
dc.title
The appropriation of Pierre Bourdieu’s theory in research dealing with public education policies in Brazil and Argentina (2015-2022)
dc.title
La apropiación de la teoría de Pierre Bourdieu en las investigaciones sobre políticas públicas educativas en Brasil y Argentina (2015-2022)
dc.type
info:eu-repo/semantics/article
dc.type
info:ar-repo/semantics/artículo
dc.type
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.date.updated
2024-03-26T13:31:09Z
dc.identifier.eissn
1809-4309
dc.journal.volume
19
dc.journal.number
2024
dc.journal.pagination
1-26
dc.journal.pais
Brasil
dc.journal.ciudad
Ponta Grossa
dc.description.fil
Fil: Schneckenberg, Marisa. Universidade Estadual Do Centro-Oeste; Brasil
dc.description.fil
Fil: Amar, Hernán Mariano. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; Argentina. Universidad Pedagógica Nacional; Argentina
dc.description.fil
Fil: Gorostiaga, Jorge Manuel. Universidad Nacional de San Martín. Escuela de Humanidades. Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Oficina de Coordinación Administrativa Parque Centenario. Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas; Argentina
dc.journal.title
Praxis Educativa
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22809
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/doi/https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22809.012
Archivos asociados