Artículo
O propósito desta investigação consiste em apresentar a contribuição e os limites da apropriação do referencial teórico-metodológico, fundamentado na obra do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir da análise da produção de pesquisadores brasileiros e argentinos publicada em periódicos do campo científico das políticas educacionais no período compreendido entre 2015 e 2022. Através da metapesquisa, foi possível evidenciar especialmente a consistência da apropriação da teoria e do método de Bourdieu e a relevância de estudos que se dispõem a investir em uma apropriação do modo de trabalho do autor. Tal análise poderá ampliar e contribuir na análise da produção no campo científico das políticas públicas educacionais em ambos os países, assim como na formação de seus pesquisadores. The purpose of this investigation is to present the contribution and limits of the appropriation of the theoretical-methodological framework based on the work of the French philosopher and sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002), from the production of Brazilian and Argentine researchers published in scientific journals of the scientific field of education policies in the period between 2015 and 2022. Based on meta-research, it was especially possible to highlight the consistency of the appropriation of Bourdieu’s theory and method and the relevance of studies that are willing to invest in an appropriation of the author’s way of working. Such analysis expands and contributes to the analysis of production in the scientific field of education policies in both countries, as well as in the training of their researchers. El propósito de esta investigación consiste en presentar el aporte y los límites de la apropiación del marco teórico-metodológico fundamentado en la obra del filósofo y sociólogo francés Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir del análisis de la producción de investigadores brasileños y argentinos publicada en revistas del campo científico en políticas educativas en el período 2015- 2022. A partir de la metainvestigación fue posible resaltar especialmente la consistencia de la apropiación de la teoría y el método de Bourdieu y la relevancia de estudios que se disponen a invertir en una apropiación del modo de trabajo del autor. Tal análisis podrá ampliar y contribuir al estudio de la producción en el campo científico de las políticas públicas sobre educación en ambos países, así como en la formación de sus investigadores.
A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022)
Título:
The appropriation of Pierre Bourdieu’s theory in research dealing with public education policies in Brazil and Argentina (2015-2022);
La apropiación de la teoría de Pierre Bourdieu en las investigaciones sobre políticas públicas educativas en Brasil y Argentina (2015-2022)
La apropiación de la teoría de Pierre Bourdieu en las investigaciones sobre políticas públicas educativas en Brasil y Argentina (2015-2022)
Fecha de publicación:
03/2024
Editorial:
Universidad Estadual de Ponta Grossa
Revista:
Praxis Educativa
e-ISSN:
1809-4309
Idioma:
Portugues
Tipo de recurso:
Artículo publicado
Clasificación temática:
Resumen
Archivos asociados
Licencia
Identificadores
Colecciones
Articulos(SEDE CENTRAL)
Articulos de SEDE CENTRAL
Articulos de SEDE CENTRAL
Citación
Schneckenberg, Marisa; Amar, Hernán Mariano; Gorostiaga, Jorge Manuel; A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022); Universidad Estadual de Ponta Grossa; Praxis Educativa; 19; 2024; 3-2024; 1-26
Compartir
Altmétricas