Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author
Abarzúa Cutroni, Anabella Carolina  
dc.date.available
2020-01-09T13:15:55Z  
dc.date.issued
2018-05  
dc.identifier.citation
Abarzúa Cutroni, Anabella Carolina; El poder simbólico de la UNESCO en América Latina. Sobre el vínculo FLACSO-UNESCO; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação; História da Educação; 22; 55; 5-2018; 244-259  
dc.identifier.issn
1414-3518  
dc.identifier.uri
http://hdl.handle.net/11336/94101  
dc.description.abstract
Nuestras pesquisas indican que la UNESCO ha sido históricamente una Organización de alto impacto a nivel simbólico. El patrocinio de esta Organización de la ONU a determinadas iniciativas científicas, educativas y culturales no se llevó a cabo sólo mediante financiamiento, la contratación de expertos y el otorgamiento de becas sino que implicó también el aval, el crédito simbólico, de una organización internacional. Observar este fenómeno es precisamente el objetivo del presente artículo. Para esto tomamos el caso de un patrocinio emblemático que la UNESCO desarrolló en América Latina desde fines de la década de 1950: la creación y sostenimiento de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO).  
dc.description.abstract
Nossas pesquisas sugerem que a Unesco historicamente teve um grande impacto a nível simbólico. O patrocínio das iniciativas científicas, educacionais e culturais específicas da Organização das Nações Unidas realizada não só através de financiamento, a contratação de especialistas e bolsas de estudo, mas também envolveu o crédito simbólico de uma organização internacional. O objetivo deste artigo é observar este fenômeno. Para isso, nos tomamos o caso de um patrocínio porta-estandarte da Unesco desenvolvido na América Latina desde o final dos anos 1950: a criação e o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).  
dc.description.abstract
Our research indicates that, historically, Unesco had been an Organization of high impact in a symbolic level. The support from this Organization of the UN to sciences, educations and cultural initiatives implies funds, experts, fellowships and, the most important, the symbolic credit of an international organization. The objective of this paper is to analyze that. Then we study an emblematic support of Unesco in Latin America: la creation and sustenance of the Latin American Faculty of Social Science (Flacso) since 1950 decade.  
dc.description.abstract
Notre recherche suggère que l'Unesco a toujours eu une forte incidence sur le plan symbolique. Le parrainage des initiatives scientifiques, éducatives et culturelles spécifiques Organisation des Nations Unies réalisée non seulement par le financement, le recrutement d'experts et des bourses, mais aussi impliqué le crédit symbolique d'une organisation internationale. L’objectif de cet article est d'observer ce phénomène. Pour cela, nous prenons le cas d'un parrainage de repère, l'Unesco a développé en Amérique latine depuis la fin des années 1950: la création et le soutien de la Faculté latino-américaine de sciences sociales (Flacso).  
dc.format
application/pdf  
dc.language.iso
spa  
dc.publisher
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação  
dc.rights
info:eu-repo/semantics/openAccess  
dc.rights.uri
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/  
dc.subject
PODER SIMBÓLICO  
dc.subject
EXPERTOS  
dc.subject
BECAS  
dc.subject
FLACSO  
dc.subject.classification
Otras Sociología  
dc.subject.classification
Sociología  
dc.subject.classification
CIENCIAS SOCIALES  
dc.title
El poder simbólico de la UNESCO en América Latina. Sobre el vínculo FLACSO-UNESCO  
dc.title
O poder simbólico da UNESCO na América Latina sobre a ligação FLACSO-UNESCO  
dc.title
UNESCO symbolic power in Latin America about the link FLASCO-UNESCO  
dc.title
Le pouvoir symbolique de l’UNESCO en Amerique Latine sur le lien FLACSO-UNESCO  
dc.type
info:eu-repo/semantics/article  
dc.type
info:ar-repo/semantics/artículo  
dc.type
info:eu-repo/semantics/publishedVersion  
dc.date.updated
2019-10-22T13:40:01Z  
dc.identifier.eissn
2236-3459  
dc.journal.volume
22  
dc.journal.number
55  
dc.journal.pagination
244-259  
dc.journal.pais
Brasil  
dc.journal.ciudad
Rio Grande do Sul  
dc.description.fil
Fil: Abarzúa Cutroni, Anabella Carolina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Centro Científico Tecnológico Conicet - Mendoza. Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales; Argentina  
dc.journal.title
História da Educação  
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/72083  
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/doi/http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/72083  
dc.relation.alternativeid
info:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/http://ref.scielo.org/8zjmqt