Repositorio Institucional
Repositorio Institucional
CONICET Digital
  • Inicio
  • EXPLORAR
    • AUTORES
    • DISCIPLINAS
    • COMUNIDADES
  • Estadísticas
  • Novedades
    • Noticias
    • Boletines
  • Ayuda
    • General
    • Datos de investigación
  • Acerca de
    • CONICET Digital
    • Equipo
    • Red Federal
  • Contacto
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
  • INFORMACIÓN GENERAL
  • RESUMEN
  • ESTADISTICAS
 
Artículo

Pedagogia descolonizante: Experiências CTS que descentralizam nossas ideias CTS

Smith, Lindsay; Pérez Comisso, Martín; Fonseca Pinheiro Dos Santos, Manuela; Cavalli, AyelénIcon ; Muciño, Octavio; Carroza, Tomás; Parmentie, Mary Jane; Jeanne Simon; Vasquez, Annel; Tinoco, Clara
Fecha de publicación: 06/2021
Editorial: Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología
Revista: CTS em foco
ISSN: 2675-9764
Idioma: Portugues
Tipo de recurso: Artículo publicado
Clasificación temática:
Ciencias Sociales Interdisciplinarias

Resumen

Como podemos descentralizar nosso pensamento CTS? Na Arizona State University (ASU), uma das universidades que presume ser mais inovadoras e inclusivas dos Estados Unidos, muitas vezes ignoramos o privilégio de publicar no idioma hegemônico (inglês no meio acadêmico), de pesquisar a partir do Norte Global, ou de ter estruturas que facilitem o trânsito, a difusão e o reconhecimento de idéias que muitas vezes estão ausentes no Sul Global. Neste relatório queremos compartilhar alguns de nossos desafos na tentativa de descolonizar nossas práticas de conhecimento no ensino de CTS na ASU, através da experiência de aprendizagem, que inicialmente era baseado no modelo COIL (ESCHE, 2018), mas rapidamente tomou outra forma. Começaremos descrevendo o contexto da experiência e alguns aprendizados sob a forma de princípios de co-design dentro deste processo de descolonização de nossas formas de ensino e pesquisa.
Palabras clave: Pedagogias , Perspectiva descolonial , Estudios CTS (Ciencia, Tecnologia, Sociedad) , Modelo COIL
Ver el registro completo
 
Archivos asociados
Thumbnail
 
Tamaño: 102.3Kb
Formato: PDF
.
Descargar
Licencia
info:eu-repo/semantics/openAccess Excepto donde se diga explícitamente, este item se publica bajo la siguiente descripción: Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 Unported (CC BY-NC-SA 2.5)
Identificadores
URI: http://hdl.handle.net/11336/209853
URL: https://par.nsf.gov/servlets/purl/10336625
Colecciones
Articulos(CCT - MAR DEL PLATA)
Articulos de CTRO.CIENTIFICO TECNOL.CONICET - MAR DEL PLATA
Citación
Smith, Lindsay; Pérez Comisso, Martín; Fonseca Pinheiro Dos Santos, Manuela; Cavalli, Ayelén; Muciño, Octavio; et al.; Pedagogia descolonizante: Experiências CTS que descentralizam nossas ideias CTS; Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología; CTS em foco; 4; 6-2021; 70-75
Compartir

Enviar por e-mail
Separar cada destinatario (hasta 5) con punto y coma.
  • Facebook
  • X Conicet Digital
  • Instagram
  • YouTube
  • Sound Cloud
  • LinkedIn

Los contenidos del CONICET están licenciados bajo Creative Commons Reconocimiento 2.5 Argentina License

https://www.conicet.gov.ar/ - CONICET

Inicio

Explorar

  • Autores
  • Disciplinas
  • Comunidades

Estadísticas

Novedades

  • Noticias
  • Boletines

Ayuda

Acerca de

  • CONICET Digital
  • Equipo
  • Red Federal

Contacto

Godoy Cruz 2290 (C1425FQB) CABA – República Argentina – Tel: +5411 4899-5400 repositorio@conicet.gov.ar
TÉRMINOS Y CONDICIONES